Em suma, ele é um programa que infecta um arquivo ou outro programa, fazendo cópia de si nos mesmos. E quando um arquivo ou programa é executado, também o vírus é executado, continuando assim a infecção.
O que ele faz?
Ele faz coisas como altear datas, destruir programas e arquivos de disco. Existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos e inativos por um longo período, e apenas se manifesta em datas especificas. É como se fosse um vírus pré-programado.
O que é preciso para que sua máquina seja infectada?
É necessário que o vírus se execute em seu computador. A contaminação ocorre através de CDs, disquetes, pen drivers, e até mesmo mp3, mp4, câmeras digitais, celulares entre outros. Isso ocorre porque esses dispositivos possuem memória interna, na qual é possível estar armazenando qualquer coisa, semelhante à memória do computador. Uma vez estando em seu computador, nem sempre são prejudiciais, isto se não forem executados.
Os vírus ficam alojados normalmente de forma “oculta”, para os usuários. Ficam em pastas do sistema, pastas que não devem ser danificadas (Ta explicado o porquê ficam ali). Como por exemplo pasta a C:\windows\system e system32, no Windows(caso seja o vírus de boot). Nessas pastas contém arquivos essenciais para que o sistema funcione de maneira estável e para que tenha uma inicialização correta. CUIDADO, é o alvo principal deles.
Mas acalme-se, pois estes não podem prejudicar fisicamente o computador, vistos que são programas.
Ataques silenciosos...
Quando executado um programa infectado ou qualquer outro dispositivo que também esteja infectado, o vírus automaticamente cria uma cópia de si para a memória RAM de seu computador.
Ele começa a interferir em todas as rotinas do sistema, e sempre que um novo arquivo é acessado, o vírus criará mais uma cópia de si para este arquivo (vírus de arquivo).
O vírus estará ativo quando for carregado na memória RAM do computador. Por exemplo, o vírus de arquivo faz uma cópia de si no arquivo: COMMAND.COM que é carregado pelo sistema operacional.
Por isso...
Se seu computador estiver infectado com vírus, nada adianta você instalar um antivírus em seu computador, pois o seu antivírus será contaminado pelo vírus que já está carregado em memória.
Talvez até tenha sucesso com seu antivírus em encontrar e apagar os vírus, mas visto que ele esta carregado em seu computador, o mais provável que vai acontecer é que ele crie uma cópia de si mesmo e infecte novamente os arquivos.
Como Remover o Vírus
Uma das maneiras é iniciar seu micro em modo de segurança (Dica aplicada ao XP), porque quando iniciado em modo de segurança, o sistema operacional tem suas funcionalidades reduzidas, pois muitos dispositivos de hardware ficam desativados e a nível de software apenas os componentes essenciais para o funcinamento do computador são carregados na memória RAM.
Dessa maneira poderá executar antivírus e excluir essa praga. Para isso ao ligar o computador fique pressionando a tecla F8. Vai aparecer um menu de opções, selecione a opção para iniciar pelo HD e pressione ENTER, e em seguida continue a pressionar a tecla F8. Aparecerá a seguinte tela:
Entre na opção modo seguro.
ATENÇÃO
Caso resolva formatar seu PC para retirar o vírus, nunca faça isso pelo próprio Windows, pois ao iniciar a instalação o vírus continuará carregado e se alojara novamente em seu sistema recém instalado.
A melhor forma de formatar seu PC nesse caso, é dar o boot pelo CD. Para isso quando ligar o computador, fique pressionado a tecla F8, e ao aparecer um menu de opções vá na opção para iniciar pelo cd. E prossiga normalmente com a instalação.
Prevenção
O ideal é que sempre se mantenha atualizado. Para isso os sistemas operacionais e programas em geral e de antivírus, sempre tem atualizações, façam elas sempre que possível. A melhor arma para e proteger desses ataques é manter-se atualizado. Por dia, milhares de vírus novos aparecem. Esteja preparado para eles.
Na próxima postagem estarei explicando mais especificamente sobre os tipos de vírus, como se prevenir e algumas opções gratuitas de antivírus. Também entrarei em detalhes sobre os tipos de vírus existentes: Virus de boot, arquivo e de macro.
Postar um comentário