Firewall - O que é? Quais são os tipos e porque usa-lo?
Nesse tópico irei explicar da importância de se usar um Firewall no computador e como gerenciá-lo.
O que é firewall
Sua tradução literal quer dizer – “Porta de fogo” ou “Parede de fogo”.
Basicamente ele pode ser definido como uma barreira de proteção entre seu computador e a rede a qual está conectado, podendo ser a rede local ou a internet. Ele não apenas controla o trafego que passa pela rede mas se essa transmissão e recepção de dados foi autorizado.
Pode ser definido como todo um conjunto de hardware e software que é elaborado para proteger uma rede de usuários potencialmente perigosos, em vista de os mesmo não terem sidos autorizados.
Como ele funciona
Resumindo, ele é um mecanismo de defesa de um computador ou de uma rede, onde só trafega e só entra na rede o que e quem foi autorizado. Ele examina as informações que chegam da internet e que são enviadas a ela. Ele identifica e ignora informações provenientes de um local perigoso ou que pareçam suspeitos.
Vamos ver primeiramente os conceitos básicos do firewall e após isso os tipos existentes hoje em dia.
Conceitos
Filtragem de pacotes
Onde é frequentemente usado? Em empresas de pequeno e médio porte. Através de regras pré-estabelecidas ele determina quais ips podem transmitir e receber dados. Pode-se através dele programar para que e-mail, serviço de rede e outros recursos que a empresa utilize seja totalmente liberado enquanto outros serviços e sites como MSN, Youtube entre outros sejam bloqueados.
Vantagem – Quando bem configurado ele permite que somente os computadores “cadastrados” troquem determinadas informações entre si e tenho acesso a determinados recursos. Pode-se analisar conexões suspeitas e o conteúdo do que trafega na rede.
Desvantagem – As regras as vezes podem ser muito complexas , o que pode ocasionar em perda de desempenho na rede e até mesmo de ele não ser tão eficaz.
Firewall de aplicação
Esses são instalados geralmente me computadores servidores e são conhecidos como proxy. Como ele não é possível uma conexão direta com a internet. Tudo passa pelo firewall e ele passa a trabalhar como um intermediador. Ele é muito mais seguro, porém mais complexo para configurar.
Porque usar firewall?
- · Para evitar que usem o computador sem autorização – evitando ataques indevidos e roubo de informações pessoal.
- · Ajuda no combate de vírus, visto que bloqueia portas que esses programas utilizam para atacar as máquinas.
- · No ambiente corporativo é possível controlar o tipo de acesso que o funcionário pode ter e até mesmo gerenciar as informações que ele visualizou ou consultou na internet.
Existem basicamente três tipos de firewalls hoje em dia. É importante analisar a cada um para ver qual que se ajusta melhor a sua necessidade.
- · Firewalls de Software
- · Roteadores de Hardware
- · Roteadores sem fio
Firewalls de software
Esse são uma boa opção para computadores isolados, para usuários domésticos. As versões do Windows já vem com uma firewall pré-habilitado para sua configuração e uso.
Qual é a vantagem? Não é necessário nenhum hardware adicional;
Desvantagem – A instalação e configuração podem ser necessárias; Costuma ser necessário uma cópia para cada computador.
Roteadores de hardware
Esses são uma boa opção para rede doméstica conectada na internet.
Vantagens – Normalmente vem com pelo menos quatro portas para conectar outros computadores e sua proteção pode ser estendida para todas essas máquinas.
Roteadores sem fio
Nem todos vem com firewall interno.
Vantagens – Além dos computadores pessoais protege PDAs, smartphones e outros.
Comece a usar um Firewall
A conexão com a internet nos trás vários riscos. O uso de firewall pode reduzi-los.
Zonealarm – em suas configurações pré-definidas oferece bons níveis de segurança
O do próprio Windows – para ativá-lo basta ir em Iniciar / Painel de Controle / Conexões de rede / Propriedades / Avançado e Habilitaro.
Comodo Firewall – Interface bem amigável de é fácil para configurar.
Postar um comentário