Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.
Meios difundidos de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado). - Wikipédia
Por isso atenção na questão de segurança de arquivos de seus clientes. Evite fazer como muitos "técnicos" fazem que por qualquer motivo ou por de imediato não conseguirem resolver um problema, apelam para formatar a máquina.
Vale apena lembrar que na maioria das empresas, existem unidades de rede mapeada, impressoras compartilhada, banco de dados de clientes, softwares e lincensas especificas e em alguns deles até mesmo a consiguração de PABx e de bancos. Por isso antes de mais nada, é importante que assim que começa a prestar serviço em alguma empresa, é importante criar uma rotina de backup, e se possivel até mesmo criar uma imagem do HD para que futuramente se necessário possa restaurá-la. Também pode-se fazer um backup de todos os drivers, caso seja preciso formatar, baixar o manual de todos equipamentos que tiver, caso seje preciso de uma manutenção ou configuração especifica, pegar as notas fiscais dos equipamentos e manter o original e uma cópia, manter registros de todas as configurações.
Postar um comentário